Glossário

 A  ·  B  ·  C  ·  D  ·  E  ·  F  ·  G  ·  H  ·  I  ·  J  ·  K  ·  L  ·  M  ·  N  ·  O  ·  P  ·  Q  ·  R  ·  S  ·  T  ·  U  ·  V  ·  W  ·  X  ·  Y  ·  Z 

PALAVRA DESCRIÇÃO
A/D

Conversão de analógico para digital.

ABERT

Abreviatura de Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.

AC

Abreviatura de Alternate Current (Corrente Alternada), corrente elétrica fornecida através de geradores, sejam eles de usinas hidroelétricas, termoelétricas ou mesmo movidos a combustível.

AC-3

Nome antigo do sistema atualmente chamado Dolby Digital. Sistema de codificação para home theater, com decodificação em seis canais: dois frontais, um central, dois traseiros e um para subwoofer, cobrindo toda a banda sonora.

ADSL

Do Inglês Asymmetric Digital Subscriber Line. Sistema que permite a utilização das linhas telefônicas para transmissão de dados em velocidades maiores que as permitidas por um modem convencional.

Adware

Do Inglês Advertising Software. Software especificamente projetado para apresentar propagandas. Constitui uma forma de retorno financeiro para aqueles que desenvolvem software livre ou prestam serviços gratuitos. Pode ser considerado um tipo de spyware, caso monitore os hábitos do usuário, por exemplo, durante a navegação na Internet para direcionar as propagandas que serão apresentadas.

AGC

Abreviatura de Automatic Gain Control, ou controle automático de ganho.

Alinhamento

Ajuste ou calibragem de um equipamento para otimizar sua performance.

Alta definição

Ver em HDTV.

Amplificador

AMPLIFICADOR DE SINAL - Nome genérico para aparelho que aumenta um sinal de baixo nível. Por exemplo, amplificador de sinal de antena, no caso sinal de rádio-freqüência (RF).

Analógico

Sistema oposto ao digital. Utiliza pontos de semelhança entre coisas diferentes. Por exemplo, poderíamos descrever um fenômeno elétrico e outro mecânico de maneira idêntica, através da matemática.

Anamórfico

Em vídeo, é um processo de gravação de imagens em que cada "quadro" é comprimido num disco. Durante a reprodução, a imagem é expandida para restaurar sua forma original. A expansão anamórfica é melhor se o aparelho de TV é do tipo widescreen.

Anatel

Agência Nacional de Telecomunicações. Órgão regulador do setor no Brasil.

Antena parabólica

Antena receptora de sinais transmitidos através de satélite. Recebe o nome de parabólica devido sua forma côncava.

Anti-vírus

Programa ou software especificamente desenvolvido para detectar, anular e eliminar de um computador vírus e outros tipos de código malicioso.

AP

Do Inglês Access Point. Dispositivo que atua como ponte entre uma rede sem fio e uma rede tradicional.

Aperture

Capacidade utilizada para ampliar a definição de uma imagem.

Artefato

De forma geral, artefato é qualquer informação deixada por um invasor em um sistema comprometido. Pode ser um programa ou script utilizado pelo invasor em atividades maliciosas, um conjunto de ferramentas usadas pelo invasor, logs ou arquivos deixados em um sistema comprometido, a saída gerada pelas ferramentas do invasor, etc.

Assinatura digital

Código utilizado para verificar a integridade de um texto ou mensagem. Também pode ser utilizado para verificar se o remetente de uma mensagem é mesmo quem diz ser.

Atenuação

Diminuição, expressa em dB, da potência de um sinal.

Atenuador

Dispositivo que causa atenuação do sinal.

ATV

Advanced Television - Sigla que designa a TV broadcast digital.

Áudio

É a parte do sinal que carrega as informações de som.

Audio dub

Audio Dubbing, regravação do áudio sem mexer na imagem gravada. É também o nome de uma tecla. Injeta-se o novo som nos conectores mic (com microfone) ou audio in (com cabo de áudio).

Auto back space

Recurso que faz o mecanismo do aparelho de vídeo voltar 3 segundos e depois reencontrar os sinais de controle que farão uma edição eletrônica. Foi o primeiro recurso que permitiu a edição caseira sem disparos. Hoje o recurso de edit é encontrado em todas as camcorders e videocassetes.

Autoração

Termo usado para definir a produção de uma matriz de DVD com menu inicial, seleção de capítulos, seleção de áudio e legenda. Em geral as matrizes de DVD autoradas são produzidas em computador, através de softwares dedicados.

 A  ·  B  ·  C  ·  D  ·  E  ·  F  ·  G  ·  H  ·  I  ·  J  ·  K  ·  L  ·  M  ·  N  ·  O  ·  P  ·  Q  ·  R  ·  S  ·  T  ·  U  ·  V  ·  W  ·  X  ·  Y  ·  Z 

CESAR DIGITAL VÍDEO
Rua Intendente Ruy, nº 190 - Centro
Feira de Santana - BA.
Fone: (75) 3488-4452 | 9132-5077 | 8804-4327
ESPECIALIDADES
• Produção de Vídeo Institucional
Edição de Vídeo
Conversão de Fita VHS para DVD
INFO CESAR VÍDEO
Dicas Importantes
Glossário
Curiosidades
LinceWeb Soluções Inteligentes