Glossário

 A  ·  B  ·  C  ·  D  ·  E  ·  F  ·  G  ·  H  ·  I  ·  J  ·  K  ·  L  ·  M  ·  N  ·  O  ·  P  ·  Q  ·  R  ·  S  ·  T  ·  U  ·  V  ·  W  ·  X  ·  Y  ·  Z 

PALAVRA DESCRIÇÃO
S-VHS

Abreviatura de Super-VHS.

Saída de áudio fixa

Saída não amplificada (Pre-out) de um TV, que utiliza conector RCA. Serve para ser conectada a um receiver AV ou num amplificador integrado. Dá-se o nome de fixa porque o nível de volume não é controlado pelos comandos do TV.

Saída de áudio variável

Saída não amplificada (Pre-out) de um TV, também com conector RCA. Serve para conexão a um receiver, processador ou amplificador integrado, sem controle remoto. O nível de volume é controlado pelos comandos do TV. Inibe o som do TV.

Saída digital

Todos os aparelhos de reprodução digital, assim como o DVD, possuem esse tipo de conector. Serve para passar o sinal a um gravador, processador ou conversor digital. Pode ser óptico ou coaxial.

Saída monitor

Terminal existente nos receivers AV, para conexão do TV, via sinal de vídeo composto. Diz-se monitor por receber o sinal de vídeo de outro aparelho, e somente enviá-lo ao monitor de TV.

Saídas pré-amplificadas

Terminais normalmente existentes em receivers sofisticados e processadores, que devem ser conectados aos respectivos amplificadores (saídas frontais, central, traseira e subwoofer).

SAP (Second Audio Porgram)

Segundo programa de áudio, é a função presente em televisores e videocassetes que seleciona o som original de um programa transmitido em duas versões (dublados e legendado).

Scan

Ver em Varredura.

Search

Ação de procurar determinado trecho em fitas ou discos.

SECAM

Abreviatura de Séquentielle Couleur à Mémoire, padrão francês de codificação das cores em vídeo. Padrão diferenciado do NTSC e PAL, possui 819 linhas de definição (na França, 625 linhas) a uma freqüência de 50 Hz.

Sensibilidade

Uma das características principais das caixas acústicas. Indica o nível de pressão sonora em decibéis, medindo com 1 watt a 1 metro de distância. Quanto maior o valor da sensibilidade, maior o rendimento da caixa acústica.

Sensitividade

A medida do nível de pressurização sonora produzida a um metro por uma voltagem de 2,83 Volts (equivalente à potência de entrada de 4 Watt, quando a carga é de 8 ohms). Normalmente expressada como dB/1w/1m. Um número médio, hoje, seria 89dB/1w/1m. Um aumento de 3dB na sensitividade seria o equivalente a dobrar a potência do amplificador.

SET

Sigla de \"Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão\".

SFV

É fornecida também par cada disco um arquivo SFV. Estes são usados principalmente no local (FTP) para verificar se todos os arquivos estão completos.
Programas: pdSFV ou o hkSFV

Sharpness

Recurso que aumenta ou diminui a nitidez da imagem num TV.

SHF

Abreviatura de Super High Frequency, Faixa de freqüências entre 3 e 30 GHz.

Simulador de surround

Circuito existente em alguns televisores, videocassetes e systems estéreo, que dá a sensação de algum atraso de tempo. O sistema trabalha com 2 canais; esquerdo e direito frontais, divide a potência principal, enviando-a para as caixas traseiras com o som atrasado e cerca de 20% da potência dos canais frontais. Existem também simuladores mais sofisticados, que trabalham apenas com as duas caixas frontais.

Sinal

Corrente elétrica que transporta as informações de vídeo e de áudio.

Sinal Analógico

Qualquer sinal originalmente produzido por equipamento não-digital de gravação, mesmo que o produto acabado possa ser um disco digital de áudio ou um sinal de vídeo comprimido digitalmente.

Sincronização

Exata coincidência entre a imagem e o áudio.

Sintonia

Ajuste do receptor ou do televisor para a captação de uma freqüência ou um canal.

Sintonizador

Circuito ou equipamento cuja função é captar os sinais de emissoras de rádio ou TV. Normalmente vem embutido em televisores, videocassetes e receivers, mas também pode ser adquirido à parte (no caso do sintonizador AM/FM). Pode ser analógico ou digital. O mesmo que tuner.

Sistema de cor

Padrão de transmissão de vídeo. Televisores e videocassetes possuem circuito que identificam o sistema em que a emissora está transmitindo, ou o sistema em que a fita foi gravada, com o padrão de cor utilizado. Ex.: PAL-M (sistema brasileiro) e NTSC (sistema americano). O Brasil é um dos poucos países que trabalha com dois sistemas, transmissão em PAL-M e locação de fitas em NTSC. Na Europa, os sistemas são diferentes, incompatíveis com o brasileiro.

Sistema operacional

Software que determina o funcionamento de um equipamento computadorizado.

Slow motion

Reprodução de uma imagem gravada em velocidade lenta.

Smart card

Cartão compacto para armazenamento de dados e imagens. O Smart Card é comumente utilizado em câmeras fotográficas digitais.

SMPTE

Sigla de \"Society of Motion Picture and Television Engineers\".

Stand-by

Em espera. Expressão utilizada para designar: a) situação em que o equipamento está a espera de ser utilizado, b) situação que o equipamento semelhante está pronto para ser utilizado se por ventura houver defeito neste outro.

Steadicam

Espécie de colete com braço hidráulico para operador, que suporta a câmera promovendo imagens estáveis mesmo quando ele anda, corre ou se movimenta em várias direções.

Stereo

Ver em Estéreo.

Still store

Mesmo que Frame Store.

Still video system

Sistema que exibe frames em seqüência.

Storyboard

Estudo de planos a serem gravados encima de um texto.

Streaming Media

Tecnologia que disponibiliza em tempo real (real time) distribuindo sob demanda (video on demand) áudio, vídeo e multimídia na internet. É a transmissão simultânea de mídias digitais (vídeo, voz e dados) a medida que esta é recebida em rede e em tempo real. Streamed dados são transmitidos por um servidor e recebidos e disponibilizados ao usuário em tempo-real por aplicativos. Estes aplicativos podem iniciar imagens de vídeo ou tocar áudio assim que os dados tenham sido recebidos e armazenados em um buffer (confira este termo). Um arquivo streamed é simultaneamente baixado e assistido, mas não deixa armazenado um arquivo no computador do usuário; isso implica que o arquivo só possa ser assistido quando o usuário estiver conectado em rede.

STV

Filmes ripados de DVD que nunca foram para o cinema, caíram direto para as locadoras e TVs.

Subbed

Ripagem com subtitle (legenda), local de origem do filme (poderá ser até em chinês).

Subtitles

Legendas do filme: a maioria dos DVDs já lançados vêm com legendas em três idiomas (inglês, francês e espanhol), mas no futuro poderão existir discos com até oito idiomas de legenda, pois o formato possui essa capacidade.

Subwoofer

Alto-falante ou caixa acústica destinada a responder freqüência sonoras extremamente baixas (menos de 150 Hz). Existem vários tipos, como Band Pass, Selado, Refletoras de Grave, etc. Existem também modelos com amplificador incorporado, chamados de subwoofer ativos.

Super-VHS

Formato de vídeo semi-profissional, presente em videocassetes e filmadoras. Trabalha com um tipo de sinal de vídeo onde luminância e crominância estão em forma discreta, ou seja, separados. Os aparelhos desse tipo utilizam conectores do tipo "S".

Super-Woofer

Sistema de reforço de graves, trabalha numa faixa de freqüência abaixo do woofer e acima do subwoofer. É utilizado em systems e minisystems.

Surround

Em inglês, rodear, circundar, envolver. É o sistema de som que envolve o espectador, criando uma ambiência sonora que o coloca no centro da cena.

SVCD

SVCD é baseado em MPEG-2 (como no DVD), que permite maiores taxas de variáveis até 2500kbits em uma definição de 480x480 (NTSC), que descomprimida em uma relação de aspecto de 4:3. Devido ao bit-rate variável, o comprimento que você pode ocupar em um único CDR não é fixo, geralmente entre 35-60 min.

Switcher

Mesa de corte que seleciona imagem de várias fontes de vídeo, sejam elas de câmeras, VTs, telecine etc.

Sync

Abreviatura de synchronize, controle do sincronismo vertical e horizontal das linhas de varredura.

SyncFIX

Pacote que conserta a sincronia entre áudio e vídeo de um filme.

 A  ·  B  ·  C  ·  D  ·  E  ·  F  ·  G  ·  H  ·  I  ·  J  ·  K  ·  L  ·  M  ·  N  ·  O  ·  P  ·  Q  ·  R  ·  S  ·  T  ·  U  ·  V  ·  W  ·  X  ·  Y  ·  Z 

CESAR DIGITAL VÍDEO
Rua Intendente Ruy, nº 190 - Centro
Feira de Santana - BA.
Fone: (75) 3488-4452 | 9132-5077 | 8804-4327
ESPECIALIDADES
• Produção de Vídeo Institucional
Edição de Vídeo
Conversão de Fita VHS para DVD
INFO CESAR VÍDEO
Dicas Importantes
Glossário
Curiosidades
LinceWeb Soluções Inteligentes