Glossário

 A  ·  B  ·  C  ·  D  ·  E  ·  F  ·  G  ·  H  ·  I  ·  J  ·  K  ·  L  ·  M  ·  N  ·  O  ·  P  ·  Q  ·  R  ·  S  ·  T  ·  U  ·  V  ·  W  ·  X  ·  Y  ·  Z 

PALAVRA DESCRIÇÃO
DAC

Sigla para conversor análogo digital (Digital Analog Converter).

DAT

Abreviatura de Digital Audio Tape, sistema de gravação de áudio digital.

DBS

Abreviatura de Direct-to-home Broadcast Satellite, sistema em que o telespectador recebe sinal, através de antena parabólica, diretamente de um satélite de comunicação.

DC

Abreviatura de Direct Current (Corrente Contínua), corrente elétrica fornecida através de baterias.

Decibel ou dB

Medida que expressa relação de potência ou tensão.

Decoder

Oposto ao Encoder.

Decodificador

Equipamento ou circuito capaz de decifrar determinados códigos presentes num software (fita, disco, etc.). Os códigos decifrados são separados e enviados aos seus destinos.

Definição de imagem

Característica que indica a qualidade dos contornos e a nitidez da imagem.

Delay

Atraso no domínio do tempo. Recurso dos equipamentos Dolby Pro-Logic, Dolby Digital e THX, refere-se ao atraso de tempo ajustável, imprimido no(s) canal(ais) traseiro(s), em relação aos canais frontais.

Dicróico

Filtro que reflete ou refrata separadamente as cores.

Digital

Oposto ao analógico. Sistema que utiliza a forma binária (diz-se aquela que usa combinação dos números binários 1 e 0 alternadamente), de modo a manipular informações sem a perda de qualidade da mesma.

Digital-S

Sistema desenvolvido pela JVC que utiliza a tecnologia DV gravando em fita S-VHS.

Digitalizador

Aparelho que permite digitalizar uma imagem.

Digitalizar

Transformar informação analógica em digital.

DIN

Deutsche lndustrie Normen - Conjunto de normas da indústria alemã que cobre diversos setores. Trata de assuntos referentes à padronização de componentes, características técnicas de aparelhos, etc.. É o equivalente alemão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Distorção

Qualquer mudança não desejada na reprodução do som.

DivX / XviD

Dois codecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no formato de compressco MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade. Alguns chamam o MPEG-4 de "MP3 do vídeo". Com os arquivos em DivX você poderá assistir os filmes com qualidade de DVD som de CD, no seu PC. XVid já possui uma tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita de PCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX.

DivX Rec-Enc

Um DivX re-enc-enc é uma transformação de sua fonte original, por exemplo VCD, e re-codificada para DivX. O objetivo é diminuir o tamanho original do arquivo, para outro bem menor. Encontrado geralmente em partes, como Film.Name.Group(1of2) etc... Lógico, que a qualidade do filme diminui também.

Dolby

Sistema que processa o áudio reduzindo os ruídos. Patenteado pelo Laboratório Dolby.

Dolby 3CH

Modo de decodificação Dolby Pro-Logic, em que o canal traseiro (surround) é desativado.

Dolby B e C

Sistema de redução de ruídos em gravadores cassete. Nível B é mais fraco que nível C. Deve ser utilizado durante a gravação e também durante a reprodução.

Dolby Digital 5.1

Sistema de processamento também conhecido como AC-3, é hoje a tendência mundial em Home Theater, por causa do DVD. Todo os discos desse formato vêm com a codificação DD. O número 5.1 refere-se aos canais de processamento independentes: dois frontais, um central, dois traseiros e um de baixa freqüência. Mas podem existir também discos DD gravados em apenas dois canais (DD 2.0).

Dolby Pro Logic

Sistema de codificação e decodificação com quatro canais: esquerdo e direito, frontais, central e um único canal traseiro de surround. O canal traseiro trabalha na faixa de 80 a 7.000 Hz, e o subwoofer trabalha a partir dos canais frontais, portanto, não representa o acréscimo de mais um canal.

Dolby Stereo

Nome do sistema Dolby Surround na sua versão para os cinemas, serve também para identificar laserdiscs e fitas VHS compatíveis com o sistema Dolby Pro-Logic.

Dolby Surround

Sistema desenvolvido pelos Laboratórios Dolby para o processamento sonoro dos cinemas, no início dos anos 80, e que depois ganhou sua versão doméstica. Trabalhava com três canais: esquerdo, direito e traseiro. O canal traseiro possuía atraso controlado de 5 a 30 milisegundos. O Dolby Pro-Logic é, na verdade, uma evolução do Dolby Surround (ver também o item "Surround").

Dolly

Carrinho onde é fixado o tripé de câmera para a execução de movimentos suaves em qualquer direção.

Drop-out

Ausência de óxido (seja ele de ferro ou cromo) na fita de vídeo, ocasionando pontos brancos na imagem.

DSS - Digital Satellite System

Nome americano para o sistema DTH usado no Brasil.

DTH

Abreviatura de Direct To Home (Direto para casa). É uma modalidade de serviço das TVs por assinatura que utiliza satélites para a distribuição dos sinais de vídeo e áudio.

DTS - Digital Theater System

Sistema de codificação e docodificação digital similar ao Dolby Digital. Também possui seis canais de banda completa, porém com menor taxa de compressão de vídeo. Lançado comercialmente , está sendo paulatinamente incorporado aos sistemas Home Theater.

Dupe

O DUPE é uma cópia de algo que já existe. Então não tem nenhuma razão para que exista outra vez.

Dupla camada (Dual Layer-RSDL)

Sigla de "reverse spiral, dual layer" (espiral reverso, dupla camada), um recurso do formato DVD que permite que duas camadas de iinformação sejam colocadas em um mesmo lado de um disco, com a camada superior sendo transparente. Quando o aparelho de DVD muda de camada, ele pode fazer uma pequena pausa, isto é chamado de mudança de camada (layer switch), e algumas são tão bem feitas que você pode nem notá-la, mas pode haver algumas mal feitas que chegam a distraí-lo por um momento. Um DVD RSDL tem uma coloração dourada, enquanto um DVD de camada simples tem um aspecto prateado. Antes de surgir o primeiro disco RSDL (Terminator 2), filmes com mais de 2 horas eram divididos em 2 lados de um DVD, isto fazia necessário que se ejetasse o disco no intervalo e que se reinserisse virando ele de lado. Nos EUA este tipo de DVD recebeu o apelido de "flipper". Muitos DVDs deste tipo ainda estão à venda, mas a sua fabricação está cada vez mais rara. A camada dupla só é possível em DVDs industrializados (prenssados).

Duplicação de CD/DVD

Termo usado para produção de cópias CD/DVD em mídia gravável CD-R e DVD-R.

Duplicador de linhas

Circuito que pode funcionar acoplado ou embutido em projetores de vídeo. Sua finalidade é suavizar as linhas de imagem visíveis na tela quando se usam projetores. Seu nome em inglês é line doubler (ver também "quadruplicador de linhas").

DV

Abreviatura de Digital Video, sistema de gravação digital de alta definição, desenvolvido pela união das empresas Hitachi, JVC, Mitsubishi, Panasonic, Sanyo, Sharp, Sony, Thompson, Toshiba e Philips, no final de 1993.

DVCAM

Sistema desenvolvido pela Sony que utiliza a tecnologia DV.

DVCPRO

Sistema desenvolvido pela Panasonic que utiliza a tecnologia DV.

DVD (Digital Video Disc)

Formato de disco do mesmo tamanho do CD, mas que permite maior armazenagem de dados. Um disco é suficiente para gravar um filme inteiro, seu making-of, comentários, clips, legendas e dublagens, com qualidade de som e imagem melhores que as do videolaser.

DVD+RW

Padrão para discos DVD regraváveis, desenvolvido pelas empresas Philips, Sony e Hewlett-Packard. O DVD+RW compete e é incompatível com outros padrões (DVD-R e DVD-RW). O DVD+RW resultou de uma cisão no DVD Consortium. Em 1997, Sony, Philips e HP afastaram-se do grupo que estava ultimando o DVD-RAM e apresentaram o outro padrão. No consórcio ficaram companhias como Hitachi, Panasonic e Toshiba. Ainda não há volume substancial de vendas do DVD+RW.

DVD-R

Assim como o CD-R, é um DVD que aceita uma única gravação. O resultado deve ser lido nos DVD player domésticos e nos drives de DVD-ROM. O DVD-R foi desenvolvidos pela Pioneer, e hoje são utilizados também pela Panasonic e pela Samsung.

DVD-RW

Versão regravável do DVD-R.

DVDRip

Uma cópia exata do DVD final liberado (aquele encontrado em lojas). Algumas vezes pode ser versão do diretor, o que é raro, mas é o mesmo do DVD comercializado.

DVDScr "DVD-Screener"

A qualidade é idêntica de um DVD comum, porém pode existir algum tipo de material informativo, em forma de texto passando pela tela, ou aparecendo por um determinado tempo, ou até mesmo deixando o filme em preto e branco. Por isso significa que o DVD não é comercial, o DVD comprado em lojas. Ele é para divulgação, distribuídos antes do lançamento, normalmente para jornalistas e imprensa. Pré-lançamento!

 A  ·  B  ·  C  ·  D  ·  E  ·  F  ·  G  ·  H  ·  I  ·  J  ·  K  ·  L  ·  M  ·  N  ·  O  ·  P  ·  Q  ·  R  ·  S  ·  T  ·  U  ·  V  ·  W  ·  X  ·  Y  ·  Z 

CESAR DIGITAL VÍDEO
Rua Intendente Ruy, nº 190 - Centro
Feira de Santana - BA.
Fone: (75) 3488-4452 | 9132-5077 | 8804-4327
ESPECIALIDADES
• Produção de Vídeo Institucional
Edição de Vídeo
Conversão de Fita VHS para DVD
INFO CESAR VÍDEO
Dicas Importantes
Glossário
Curiosidades
LinceWeb Soluções Inteligentes