Glossário

 A  ·  B  ·  C  ·  D  ·  E  ·  F  ·  G  ·  H  ·  I  ·  J  ·  K  ·  L  ·  M  ·  N  ·  O  ·  P  ·  Q  ·  R  ·  S  ·  T  ·  U  ·  V  ·  W  ·  X  ·  Y  ·  Z 

PALAVRA DESCRIÇÃO
PAL

Abreviatura de Phase Alternation Line. Padrão alemão de codificação das cores em vídeo, baseado nos princípios do NTSC. Possui definição de 625 linhas a uma freqüência de 50 Hz. Dele variam os sistemas como: PAL-M, PAL-N, PAL-G. Entrou em funcionamento na Alemanha em 1967.

PAL-M

Padrão de codificação de cor adotado para as transmissões de TV no Brasil.

Pan & Scan

Técnica utilizada para transferir filmes widescreen anamórficos para o formato de vídeo normal, padrão 1.33:1 (full-screen, ou "tela cheia"). Com isso, evitam-se as barras negras do formato letterbox.

Pay TV

Ver em TV por assinatura.

Pay-Per-View

Sistema disponível em TV por assinatura, pelo qual pode-se escolher determinado programa (filme, show, evento esportivo, etc.) pagando uma taxa adicional. São programas codificados, não disponíveis para os demais assinantes.

PCM

PULSE CODE MODULATION - Forma de gravação digital binária que representa um sinal de áudio como uma série de impulsos elétricos ou amostras digitais. O sinal AC-3 pode ser transmitido pelos conectores PCM (digital) ou RF (analógico).

Pedestal

Termo técnico usado para designar o nível de vídeo referente ao preto na imagem.

Picture element

Ver em Pixel.

PIP (Picture in picture)

Uma tela dentro de outra. Sistema que permite a aparição de uma pequena tela, sobre a tela normal do TV, que sintoniza outro canal ou outro sinal de vídeo.

Pirata

Emissora de rádio ou televisão ilegal.

Pitch

Controle de velocidade existente em toca-discos e CDs profissionais utilizados por DJ\"s.

Pixel

Abreviatura de Picture Element. Menor ponto da tela de vídeo. Na tevê, as cores são constituídas basicamente pelo vermelho, verde e azul (RGB). Maior quantidade de pixels indica melhor definição de imagem.

Play

Tecla de reprodução em aparelhos de áudio e vídeo.

Play back

Reprodução da gravação em fita magnética. Também usado para definir dublagem do intérprete sobre músicas pré-gravadas.

POP (Picture out of picture)

Variação do PIP, é o recurso que permite dividir a tela do TV em duas.

Power Supply

Fonte de alimentação em inglês.

Preset

Ajuste fixo das cores da câmera (ajuste padrão).

Prisma

Ver em Espelhos dicróicos.

Processador digital de som

Circuito eletrônico que atua com pré-equalização e delay, ou efeito de eco, procurando simular determinado ambiente, como bar, ginásio coberto, igreja, etc. Esses processamentos recebem nomes variados conforme o fabricante: hall, church, dance, stadium, etc.

Projetor de vídeo

Equipamento que recebe um sinal de vídeo (composto, S-VHS ou RGB) e projeta a imagem em uma tela de projeção, normalmente de 40" a 300". Os mais comuns são os dos tipos CRT (3 tubos) e LCD (cristal líquido).

Proper

Significa que o primeiro lançamento possuía alguma forma de defeito, som fora de sincronia, baixa qualidade, tela pequena, etc... Então outro grupo lança novamente o mesmo filmes corrigindo o defeito.

Protocolo

Conjunto de regras que determinam um método de comunicação de dados.

 A  ·  B  ·  C  ·  D  ·  E  ·  F  ·  G  ·  H  ·  I  ·  J  ·  K  ·  L  ·  M  ·  N  ·  O  ·  P  ·  Q  ·  R  ·  S  ·  T  ·  U  ·  V  ·  W  ·  X  ·  Y  ·  Z 

CESAR DIGITAL VÍDEO
Rua Intendente Ruy, nº 190 - Centro
Feira de Santana - BA.
Fone: (75) 3488-4452 | 9132-5077 | 8804-4327
ESPECIALIDADES
• Produção de Vídeo Institucional
Edição de Vídeo
Conversão de Fita VHS para DVD
INFO CESAR VÍDEO
Dicas Importantes
Glossário
Curiosidades
LinceWeb Soluções Inteligentes